Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ensino em Geografia - Iniciação à Prática Profissional II

23.09.22

Equinócio de Outono 2023


publicado por Patrícia Anjos

Olá a todos outra vez!

Hoje venho aqui apenas para celebrar convosco este primeiro dia de Outono 

Outono blog.jpeg

Para alguns pode trazer um sentimento de tristeza, pois com o início do Outono, vem o fim do verão, do calor das férias, mas para outras pessoas pode trazer um significado de alegria, pois para mim, é uma estação muito bonita.

Ora, mas o que é isto do Equinócio de Outono? O Equinócio de Outono é o último equinócio que teremos este ano (já tivemos o equinócio da primavera), começando hoje (23 de setembro) e terminando perto do Natal, dia 21 de dezembro. 

Para nós portugueses que nos encontramos no hemisfério norte, este equinócio diz respeito ao outono, enquanto no hemisfério sul diz respeito à primavera.

Ora, o equinócio acontece, pois o eixo da terra inclina-se 23,5 graus, posicionando um hemisfério do planeta a obter mais luz do sol do que o outro, durante metade do ano, originando assim as estações do ano.

Este equinócio é sem dúvida uma estação de transição, pois durante este período há uma grande mudança climática. Começa o frio (ameno) e a chuva, assim como as árvores com folhas amarelas e castanhas. 

Uma curiosidade: durante a época dos equinócios é quando há uma maior atividade da aurora boreal, sendo estas as alturas ideais para quem queria assistir a este espetáculo de luzes e cores, que julgo que seja maravilhoso.

Despeço-me de vocês, com a certeza que voltarei muito em breve com mais novidades deste meu percurso no mestrado em ensino de geografia na Universidade de Lisboa.

Até já! 

1 comentário

Comentar post